quinta-feira, 27 de junho de 2013

O caminho para a Universidade Monstros

Os melhores amigos Mike Wazowski e James P. Sullivan estão de volta aos cinemas em Universidade Monstros. Não é preciso ter formação como Assustador para saber que Mike e Sulley irão se tornar excelentes funcionários na Monstros S.A., sem mencionar que serão melhores amigos um do outro. Mas o caminho para a futura carreira e o trabalho em equipe nem sempre foi tão claro para esses dois. Esse é o terreno que os cineastas procuraram explorar e desenvolver no filme Universidade Monstros.

“Você até pode saber onde quer chegar, mas você não sabe como irá fazer para conseguir. Essa é a jornada que realmente importa, a ideia que percorre todo o filme,” descreve o supervispr de história Kelsey Mann.

O diretor de Universidade Monstros, Dan Scanlon, explica que “O filme inteiro reflete o caminho que os nossos personagens irão escolher. Não é uma linha reta do início ao fim, mas sim uma cheia de baixos e altos, viradas e retornos”.

Mas no início, está o Mike. Autoproclamado “carinha”, Mike Wazowski sonha em tornar-se o maior Assustador de todos os tempos, apesar de sua estatura pouco ameaçadora.
Para levar o personagem de volta no tempo, os artistas da Pixar estudaram a aparência de filhotes de sapos para criarem o jovem MiKe Wazowski. Mike é mais esbelto, tem chifres mais curtos, um brilho extra no olhar, tudo isso sem perder a relação com o visual do personagem tão conhecido.

Apesar de seu objetivo de ser o melhor Assustador que a Universidade Monstros já formou, Mike aprende que seu talento natural é trazer a tona o que há de melhor em seus companheiros. “Mike é realmente bom em levantar o astral dos outros. Em sua jornada rumo à um sonho intangível, ele se torna um excelente treinador, fazendo com que Sulley torne-se cem vezes melhor do que já é no que faz. Eles são realmente uma equipe e iremos ver como é que essa equipe surge,” descreve a produtora de Universidade Monstros, Kori Rae.

Para Universidade Monstros Sulley foi criado um pouco mais magro, um pouco menos humilde. Os artistas deram ao personagem pelos de um adolescente rebelde e uma silhueta mais esbelta para conseguir uma aparência mais jovem. Apesar dessas pequenas alterações de design, Sulley sempre será “o cara”, um detalhe fundamental da personalidade do personagem.
Billy Cristal e John Goodman retornam para emprestar suas vozes para Mike e Sulley – vozes que agora precisam soar como a de monstros em idade universitária. Encontrar as vozes ligeiramente mais jovens para Mike e Sulley não foi tão difícil como pode parecer. Goodman explica: “Aconteceu por meio de uma ou duas trocas de passes, isso apenas acontece, de uma maneira orgânica. Você foca em outras energias e os personagens centram-se, e simplesmente acontece. É uma diferença sutil, mas está lá.”

Ao retornar para fazer a voz de Mike, Crystal diz: “Eu amo atuar com esse cara, e atuar com John é fenomenal pois trabalhamos juntos no estúdio e podemos agir juntos... Nós não lemos as nossas falas, estamos tornando aquilo real, estamos interpretando, e nós podemos sentir os personagens. Eu acho que é por isso que o resultado final é grande, pois é uma coisa real.”
Tão diferentes como Mike e Sulley são visualmente, no temperamento e habilidades que os levam a entrar na Universidade Monstros, as provações da vida universitária irão conduzir ambos à autodescoberta e à grande admiração do outro que vemos em Monstros S.A.


Embora Universidade Monstros comece com histórias independentes de dois monstros muito diferentes, no fim eles são a equipe que o público conhece e ama. Goodman diz que é melhor: “Acho que Sulley realmente precisa de Mike Wazowski. Faz com que ele se complete... faz que ele tenha fôlego. Especialmente nesse filme, quando eles ainda não são monstros completamente formados, eles aprendem um com o outro. Eles aprendem a se adaptar, abrindo mão de suas noções pré-concebidas sobre si e sobre o mundo. Eles são bons um para o outro”.


Via Disney Insider Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário