O curta, intitulado Piper, é dirigido pelo estreante Alan Barillaro, animador na Pixar desde 1998 (Vida de Inseto, Monstros S.A, Procurando Nemo, Os Incríveis, Wall-e, entre outros) e tem 6 minutos de duração.
Piper | Arte conceitual de Jason Deamer Cortesia da Pixar Animation Studios©2016. |
Com temática marinha, que encaixa-se perfeitamente com o longa-metragem que acompanha, Piper conta a história de um pássarinho da espécie Maçarico (Sandpiper em inglês, da família dos Scolopacidae) que vive na praia e precisa sair pela primeira vez do ninho para procurar/escavar comida. A grande questão é que ele descobre ter medo das ondas. Mas com a ajuda de um pequeno caranguejo, que o faz ver seu medo sob uma nova perspectiva, Pipper alcança seu objetivo.
“Essa é uma história sobre a superação dos seus medos, assim como os pais querem que seus filhos se tornem confiantes“, afirmou o diretor estreante Alan Barillaro.
A imagem divulgada do curta, é uma arte conceitual – de autoria de Jason Deamer – com o protagonista Piper na praia, ambiente onde se passa a história.
Alan Barillaro • Pixar Animation Studios |
Piper tem produção de Marc Sondheimer, fotografia de Erik Smitt e trilha sonora de Adrian Belew.
+ Novidades sobre Piper
No último dia 30 de março estive visitando os estúdios da Pixar na Califórnia e lá tive a oportunidade de conhecer o diretor Alan Barillaro e assistir Piper. E, tenho uma coisa para dizer para vocês… o curta é realmente belíssimo!
Assisti ao Piper em uma sala de exibição localizada no térreo do edifício Broadway, no campus da Pixar em Emeryville. Ao chegar na sala fui apresentado ao diretor e, antes de passar o filme, Alan me pediu desculpas pelo filme ainda não estar finalizado. Ainda estavam trabalhando na iluminação e textura de algumas partes do curta, e a trilha sonora ainda era provisória e seria gravada naquela semana.
Mais uma vez… Piper é lindo, com certeza tornou-se meu curta favorito da Pixar. Um personagem extremamente carismático, um visual incrível, uma história muito bem costurada – lembrem-se que o filme possui apenas 6 minutos –, e um desfecho emocionante. Tenho certeza que vocês irão adorar.
Ao terminar a exibição, o diretor Alan Barillaro, me pediu desculpas mais uma vez por exibir o filme não-finalizado e disse que ainda estavam trabalhando nos créditos, por isso não foram inseridos. (Como se isso fosse necessário!) Alan me perguntou o que eu havia achado e lhe respondi que o filme era lindo; que a história do ‘crescimento’ do personagem e o fato de ele encarar seus medos era fantástica. Para melhorar, havia gostado muito do segundo momento do curta onde Piper, após superar seu objetivo, ainda partilha suas conquistas com os que estão ao seu redor! Um filme tão belo e tão emocional!
Alan me disse estar honrado por eu ter visto o filme e por ter percebido essas nuances no comportamento do protagonista. Disse ainda que a inspiração para o filme veio de observar seus filhos, da preocupação que tem com eles e sobre pensar qual deve ser o limite dos pais ao proteger seus filhos, sem privá-los de suas conquistas e superações, sempre respeitando seus limites.
Saí emocionado da sala de projeção para a última parte da visita ao estúdio. Na cabeça a melodia da música do filme, composta por Adrian Belew, que mesmo sem estar em sua versão final, me fez sentir leve e feliz (imagino quando estiver finalizada =D).
Obrigado à Pixar Animation Studios e muito obrigado ao diretor Alan Barillaro por dividir este ‘filhote’ comigo e com os leitores do Pixar Brasil Blog! Foi uma honra!
Piper, o mais novo curta-metragem da Pixar, estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de junho de 2016, antecedendo a exibição de Procurando Dory. Nos EUA o curta chega aos cinemas dia 17 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário