quarta-feira, 31 de julho de 2013

Toys | Buzz Lightyear de O Pequeno Grande Erro

Foto © Pixar Post
Na semana passada os amigos do PixarPost descobriram no ebay um item Pixar para lá de colecionável. Daqueles de deixar os fãs do estúdio alucinados.

Trata-se de um toy do Buzz Lightyear do curta-metragem Smal Fry/Um Pequeno Grande Erro, incrivelmente detalhado - começando pela caixa externa (que inclui em sua arte manchas de gordura de frango frito), caixa do lanche divertido da Fortaleza do Frango/Poultry Palace e impressões simulando o copo de refrigerante e a batata-frita.
Foto © Pixar Post
A edição especial do brinquedo é produzida pela Mattel e terá lançamento especial na D23 Expo 2013, que acontece de 9 a 11 de agosto em Anaheim, na Califórnia (EUA); com autógrafos do diretor Angus MacLane.



A caixa exterior mede 20cm de largura, 16,8cm de altura e 11,4cm em profundidade e o personagem Buzz tem pouco mais de 11cm de altura. Falando do Buzz, o personagem é muito bem pintado (como você pode ver no vídeo e fotos) e é extremamente preciso em sua representação de cores e precisão das bordas. O brinquedo não parece ser numerados e não contém certificado de autenticidade - mas isso não tira o caráter de exclusividade do brinquedo.

Para os fãs do curta-metragem, esta é uma edição que "precisamos ter" por sua excelente embalagem e semelhança incrível com o Buzz Lightyear da lanchonete apresentada no curta.


Agradecemos aos amigos do Pixar Post pelo excelente vídeo de unboxing e pelo magnífico post sobre essa edição especial. =)

Via Pixar Post

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pete Docter conta detalhes de Inside Out


O diretor Pete Docter (Monstros, S.A. e Up - Altas Aventuras) disse em entrevista que seu próximo filme, Inside Out, é "uma das mais desafiadoras histórias que eue já teve que construir".

A história de Inside Out – 16º longa-metragem da Pixar Animation Studios – envolve pensamentos e sentimentos que acontecem na cabeça de uma menina de 11 anos. Emoções como raiva, tristeza, desgosto e alegria são os principais personagens.

Em reportagem realizada pelo The Hollywood Reporter na última segunda-feira (22 de julho de 2013), durante a convenção da Siggraph 2013, Pete Docter disse que o filme apresenta duas histórias simultâneas – o que acontece com a menina e o que acontece dentro da sua cabeça. "Uma história já é difícil suficiente", disse ele. "Essas duas histórias precisam dialogar uma com a outra".

Descrevendo a animação, ele disse: "Os personagens são criados com essa energia pois tentamos representar como as emoções poderiam parecer. Eles são feitos de partículas que se movem. Ao invés de possuírem uma pele e serem sólidos, são um grande volume de energia."

"É muito divertido e realmente tira proveito do que a animação pode fazer", disse sobre o filme, que tem data de lançamento no Brasil prevista para o dia 3 de julho de 2015.

Via The Hollywood Reporter

Teoria da Pixar?


Há pouco mais de dez dias comecei a observar vários links circulando na internet sobre a, mais que badalada, Teoria da Pixar, do jornalista Jon Negroni. Em sua teoria o jornalista afirma que cada filme está conectado e que eventos centrais em cada trama influenciam cada um dos filmes.

Se você quiser saber mais sobre A Teoria da Pixar, em português, clique aqui.

Sinceramente, não ia me pronunciar sobre a teoria de Jon Negroni, mas recebi e-mails de leitores do blog comentando e alguns amigos também me encaminharam links e me perguntaram o que eu achava sobre isso.

Bem, vamos lá...

Sou de uma geração que cresceu assistindo filmes, seriados, desenhos e novelas na TV. E, todos os que me conhecem sabem que eu realmente gosto de assistir a (quase) todo tipo de coisa. Gosto de dar chance aos programas que estreiam, faço análises pessoais intrincadas, presto atenção aos cenários, locações, tudo... Só por diversão.

Quem me conhece também sabe que adoro ficar unindo universos e tramas televisivas por qualquer motivo: mesmos atores, mesmos autores, misturando atores com personagens ou apenas por serem exibidos no mesmo canal. Sabem que há anos comento que alguns personagens de novela deveriam transitar entre as produções. Unir, em alguns aspectos, as tramas das novelas seria um sucesso de audiência, na minha opinião. Mesmo sabendo o quão complicado seria executar tal tarefa.

Mas por que motivo penso dessa maneira? De certa forma fui criado assim. Lembro dos desenhos da Hanna-Barbera onde Batman e Robin participaram das aventuras do Scooby Doo e em Zé Colméia Show: A Corrida do Espaço, o urso contracenava com Tutubarão e o Don Pixote.

Qual o motivo de eu falar tudo isso? Simples. Acho que a Teoria da Pixar, do jornalista Jon Negroni é um excelente exercício de criatividade, só isso. Utilizando de referências, easter eggs e algumas outras invencionices Negroni criou um amálgama e reuniu todas as produções da Pixar, em uma única e intrincada, trama. Veja que não utilizo a palavra universo pois sempre foi claro, pelo menos para mim, que por serem produzidos pelo mesmo estúdio e equipe criativa as produções da Pixar pertencem ao mesmo universo.

Aliás acredito que a Pixar sempre deixou isso muito claro nos seus filmes. São diversos os easter eggs e referências cruzadas em suas produções. Alguns exemplos:



• No primeiro Toy Story, a marca do posto de gasolina é a mesma do principal patrocinador da equipe almejada por todos em Carros: Dinoco.


• No início de Toy Story 2, enquanto Buzz e outros brinquedos partem em resgate ao Woody, Flik e Chucrute (Vida de Inseto) podem ser vistos em um galho do arbusto no jardim.


• As pilhas do Buzz Lightyear em Toy Story 3 são da mesma marca do conglomerado de vendas, Buy n’Large, presente em Wall-e.

E por aí vai... são inúmeras as referências cruzadas e easter eggs presentes nos filmes da Pixar Animation Studios, que ajudam a construir e embasar esse universo, como no caso mais famoso – a caminhonete do Pizza Planet.

Mas vou comentar aqui dois fatos que julgo muito importantes na construção desse universo e que, creio eu, muitos não levaram em consideração ao "analisar" a teoria de Jon Negroni.

A Pixar é um estúdio de animação que produz filmes utilizando ferramentas de computação gráfica em 3 dimensões. Dessa maneira tudo, TUDO mesmo, que está nas telas teve que ser “construído” para aparecer em cena.

Cada folha de árvore, cada rótulo, cada pedrinha não está ali por acaso e todo o objeto de cena por menor que seja ou por menos tempo que apareça, necessitou da dedicação de um funcionário que passou algumas horas o elaborando. E essas horas significam (muito) dinheiro em uma produção que pode ter centenas de milhares de “props” em cena. Talvez, não por outro motivo a caminhonete do Pizza Planet (originalmente apresentada em Toy Story) também esteja presente em Vida de Inseto: economia.

Outro fato muito importante na “repetição” desses elementos e principalmente das marcas é o registro de nome. Já trabalhei em produção de arte para a televisão e sei bem da dor de cabeça que é produzir um rótulo de cerveja ou um simples adesivo para a porta de um táxi cooperativado.

Todos os nomes utilizados em um filme são previamente aprovados, ou não, pelo departamento jurídico que faz pesquisas evitando que a produção se utilize de um nome/marca que já exista. E, dependendo da importância do nome/marca na história, essas marcas fictícias são devidamente registradas pelo jurídico da produção para que não sejam registradas posteriormente por outras pessoas/empresas. E isso tudo, também é gasto/economia.

Por tudo isso, a Buy N’Large, o Pizza Planet e a Dinoco (e tantas outras marcas que muitas vezes não nos damos conta) aparecem repetidamente nas produções da Pixar.

É claro que hoje o caso da caminhonete do Pizza Planet (assim como a Pixar Ball), já se tornou clássico no estúdio e os fãs da Pixar aguardam cada nova produção para descobrir onde aparecerão. Mas suas repetidas aparições iniciais, eram por motivos financeiros.

A questão estética (além das questões de roteiro e econômico/jurídicas já citadas) também é outro fator que ajuda a construção e a unidade desse universo Pixar.

Existe uma unidade estética grande nas produções do estúdio que são normalmente reconhecidas pelo grande público, principalmente no que se refere ao visual dos personagens. Apesar de cada produção ter características únicas na concepção e no design de personagens, quando dispostos lado à lado os personagens “convivem” em harmonia estética e talvez as peculiaridades e diferenças de cada produção só possam ser mais facilmente notadas no design dos cenários e objetos de cena.

Isso fica mais claro ao analisarmos a estética cartunizada e estilizada dos veículos e dos cenários em UP – Altas Aventuras. Não que seus personagens não possuam características cartunizadas, mas nos demais elementos isso fica evidente.


Acho que já escrevi muito sobre minha interpretação da Teoria da Pixar. Aqui, meu objetivo não é demonizar e nem menosprezar as palavras de Jon Negroni. Ao contrário. Acho realmente que ele fez um incrível trabalho criativo ao unir os 14 longas-metragens da Pixar, encaixando um monte de peças e inventando uma justificativa que sustentasse sua ideia. Ele fez uma verdadeira brincadeira de gente grande, um senhor exercício!

E, outra coisa! Além de escrever sua teoria, Jon Negroni publicou-a na internet e conseguiu mobilizar jornalistas, blogueiros e muita gente no mundo inteiro. Colocou todo mundo para compartilhar e discutir sua ideia. Conseguiu escrever seu nome ao lado de uma das mais importantes marcas do mundo, a Pixar Animation Studios.

Luis Saguar

Para saber mais sobre Jon Negroni, acesse os links abaixo.
WebSite
Teoria Pixar
Linha do Tempo da Teoria Pixar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Siggraph 2013 | RenderMan 25 anos


De 21 a 25 de julho de 2013, acontece em Anahein (Califórnia/EUA) o maior evento mundial do mercado computação gráfica, a Siggraph. A convenção, cuja sigla significa Grupo de Interesse Especial em Gráficos e Técnicas Interativas/ Special Interest Group on Graphics and Interactive Techniques, comemora este ano sua 40ª edição.

A Siggraph integra os programas de P&D em computação gráfica das universidades com o mercado internacional de computação gráfica. Além de estudantes e instituições de ensino apresentarem seus trabalhos, diversas empresas aproveitam o evento para mostrar seus softwares e últimas novidades lançadas no mercado. É uma oportunidade única para trocar informações, ver e ser visto.

A Pixar também participa desta edição da Expo Siggraph que inicia dia 23 e vai até o dia 25 de julho, com um estande de seu software Pixar RenderMan©, que completou 25 anos este ano.


O estande tem decoração inspirada em Universidade Monstros, mais recente longa-metragem do estúdio e a primeira a utilizar os mais novos recursos tecnológicos do software de renderização que o RenderMan Pro Server 18 oferece.

No estande, uma programação intensa de palestras com professores e profissionais do estúdio explicam as novidades do programa e demonstram como essas técnicas foram utilizadas em Universidade Monstros e O Guarda-chuva Azul.

Confira a programação do estande aqui.

Tradicionalmente o estande distribui brindes aos presentes na convenção e este ano não é diferente.
Em horários determinados serão distribuídos 3 mil posters de Universidade Monstros (mil por dia) e o brinde mais aguardado dos fãs da Pixar o Walking Teapot (Bule que Anda), símbolo e mascote do software. E a edição 2013 do Walking Teapot é mais que especial, por ser uma versão do Mike Wazowski! *-*


Confira algumas imagens da montagem do estande do RenderMan na Siggraph 2013, publicadas no twitter do Peter Moxom.
@damoxy

@damoxy
@damoxy
@damoxy
Veja se nesta imagem você descobre
um pedacinho do Walking Teapot Mike Wazowski!
  
[ATUALIZADO] 14h25





[ATUALIZADO] 16h35

As duas primeiras imagens do Walking Teapot do RenderMan© da Pixar, em sua versão 2013.
Esta é a 10º edição do mais cobiçado "mimo" da Pixar na Siggraph.

Foto por @sullybridgetb
Foto por @siggraph

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Toys | Exclusividades Funko SDCC 2013


E a Funko divulgou seus lançamentos exclusivos para a SDCC 2013, a maior e mais esperada convenção anual da cultura e do mercado pop!

E, como não podia deixar de ser, pelo menos 3 modelos da coleção Disney POP! Funko, que serão vendidos exclusivamente na convenção, estão relacionados ao universo Pixar! Confira!

Mike Wazowski - Pop! Disney - Monsters University - com Pintura Metalizada


Sulley - Pop! Disney - Monsters University - com Pintura Metalizada


Merida - Pop! Disney - com Pintura Metalizada


Bacana, hein?!
Ficaremos de olho na SDCC 2013 e traremos todas as novidades Pixar nessa fantástica convenção.

Para ver mais notícas da Funko, clique aqui!


terça-feira, 16 de julho de 2013

Universidade Monstros | Progressão da animação

Assista ao clipe que mostra a progressão da animação em uma cena de Universidade Monstros passando pelas seguintes etapas de desenvolvimento: storyboards, layout, simulação de multidão, animação e iluminação final. =]

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Universidade Monstros | Mais Artes Conceituais

Paul Abadilla, artista da Pixar que você já conhece destas artes para O Guarda-chuva Azul, publicou em seu blog várias pinturas conceituais de cenários e personagens que realizou para Universidade Monstros.

Alguns dos cenários acabaram não entrando no 14º longa da Pixar, como a Sludge Fall Elemantary School e a Ponte Quad., portanto você só pode vê-los nas pinturas do artista.

Todas as artes de Abadilla, são pinturas digitais realizadas sobre desenhos ou esculturas desenvolvidas pelos artistas creditados nas imagens.

Laboratório de Tecnologia de Portas - layout de Kristian Norelius

Baixo Relevo para o prédio do Laboratório de Tecnologia de Portas - design de Ricky Nierva

 Clique abaixo para ver as demais artes de Paul Abadilla para Universidade Monstros.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vídeo | Por dentro da Pixar

O pessoal do The Verge preparou uma matéria muito bacana: Por dentro da Pixar com Universidade Monstros e O Guarda-chuva Azul. O vídeo não tem legendas em português mas, se você não entende inglês, já vale pelas imagens do estúdio!




terça-feira, 9 de julho de 2013

O Som de Universidade Monstros

Confira esse video especial, do site SoundWorks Collection, com entrevista com o sound designer Tom Myers da SkywalkerSound, responsável pelo som de Universidade Monstros.

No vídeo (em inglês), Myers explica como foi pensado e desenvolvido o desenho de som para o 14º longa-metragem da Pixar. Assista!



Via SoundCollection.com

sábado, 6 de julho de 2013

Capa de Universidade Monstros em Blu-ray nos EUA

A Amazon americana atualizou as informações – e colocou em pré-venda – as edições em Blu-ray de Universidade Monstros, com a capa da Ultimate Collector's Edition (Bluray 3D + Bluray 2D + DVD + Digital Copy) e da Collector's Edition (Bluray 2D + DVD + Digital Copy). As edições americanas deverão ser lançadas com luvas e, espera-se que, ao menos a edição Ultimate, venha acompanhada de efeito lenticular.

A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas os discos azuis e DVDs de Universidade Monstros devem chegar às lojas em novembro deste ano.



Uma vez que o filme só foi lançado há duas semanas, as imagens das capas podem ser alteradas. Conforme as informações e os conteúdos dos discos forem divulgados, publicamos por aqui!
=)


Via Animatoons

Toys | Universidade Monstros | novidades HotToys


Neste post AQUI, comentamos os futuros lançamentos da Hot Toys, em colecionáveis do filme Universidade Monstros. Pois bem, a novidade não estava completa. A imagem que divulgaram da edição Monsters University: Mike & Sulley - Vinyl Collectible Set, tornou-se agora Monsters University: Mike, Sulley & Archie - Vinyl Collectible Set! Além da inclusão do mascote Archie, os monstros mais legais do pedaço aparecem trajando o uniforme da Universidade Monstros! =)


Dessa maneira as figuras em vinil reproduzem o poster promocional do filme + o bonus do mascote da Federal do Medo!

Via Facebook HotToys

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A história (que sabemos) de Newt


Ao pesquisar na wikipedia constatamos que newt é um anfíbio da família das salamandras, encontrado na América do Norte, Europa e Ásia. Mas no universo Pixariano, Newt seria o 12º ou 13º longa-metragem do estúdio. Seria, pois todas as informações afirmam que Newt foi realmente cancelado e sua produção não será retomada pelo estúdio.

Newt seria dirigido por Gary Rydstrom (Quase Abduzido e Toy Story Toons - Férias no Hawaii) e teve seu lançamento anunciado para o verão americano de 2011. Um tempo depois a Pixar divulgou que estava produzindo Carros 2 e transferiu Newt para 2012. Mais tarde o estúdio californiano anunciou a estreia de Valente para 2012 e não divulgou mais nenhum detalhe sobre a produção do lagarto de patas azuis.

Segundo John Lasseter, o cancelamento de Newt aconteceu em virtude da similaridade da história do lagarto (último macho da sua espécie) com a trama da arara azul Blu em Rio, de Carlos Saldanha (Blue Sky Studios). Por isso a Pixar desistiu do projeto.

Mas, um tempo após o cancelamento da produção, foram divulgadas na internet diversos (e belíssimos) desenhos da pré-produção do longa-metragem, com artes conceituais de personagens e scripts de cores de Newt. É o que restou aos fãs da Pixar e do lagartinho de patas azuis que, pelo visto, foi realmente extinto. 
=(


Clique abaixo para ver mais artes conceituais de Newt.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Toy Story de Terror | Trilha Sonora Musical


Foi confirmada esta semana pelo site Film Music Reporter (via Pixar Post) a participação de Michael Giacchino na composição da trilha sonora do especial de TV Toy Story de Terror, com direção de Angus McLane, que será exibido em outubro no canal de TV americano ABC.

Michael Giacchino é colaborador de longa data da Pixar, onde fez sua estreia com asensacional trilha sonora de Os Incríveis, com direção de Brad Bird.


Vale lembrar que Giacchino, que além de trabalhar para produções da Pixar, realizou – e realiza – trilhas sonoras originais para clássicos do suspense e ação, da TV e do cinema, como: Lost, Alias, Fringe, Missão Impossível - O protocolo fantasma, Super 8 e Star Trek. A Pixar não poderia ter escolhido melhor compositor para a trilha musical do especial dia das bruxas de Toy Story.

Confira as produções da Pixar com trilha sonora composta por Michael Giacchino.

• Os Incríveis* (2004)
• A Banda de Um Homem Só** (2005)
• Quase Abduzido** (2006)
• Ratatouille* (2007)
• UP – Altas Aventuras* (2009)
• Parcialmente Nublado** (2009)
• Dia e Noite** (2010)
• Cars 2* (2011)
• La Luna** (2011)
• Toy Story de Terror*** (2013)

* Longa-metragem **Curta-metragem ***Especial para a TV

Via Pixar Post e Music by Michael Giacchino

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Universidade Monstros | Bilheteria na 2ª semana

Universidade Monstros já ultrapassou a marca dos 300 milhões de dólares de arrecadação nas bilheterias de todo o mundo (onde estreou, é claro).

Em seu segundo final de semana nas telas americanas o filme totalizou mais de 170 milhões de dólares. Aqui no Brasil o total da bilheteria do 14º longa-metragem da Pixar, em 10 dias de exibição ultrapassou a marca de 19 milhões de reais, ocupando a 10ª posição das maiores bilheterias de 2013, no país.

No segundo final de semana de exibição em terras brasileiras (28, 29 e 30 de junho de 2013), Universidade Monstros arrecadou R$ 6.734.374,00, ficando em segundo lugar nas bilheterias, atrás da estreia dos zumbis de Brad Pitt em Guerra Mundial Z, com R$ 7.613.929,00.

Acredita-se que a produção ainda ganhe fôlego nos hemisfério norte onde inicia-se a temporada de férias de verão com estreias em países como França, Japão e Reino Unido.

Mas apesar da arrecadação de Universidade Monstros ser bastante significativa, algumas notícias indicam que o filme dos jovens Mike e Sulley, pode ser o mais caro da história dos longa-metragens de animação. O custo da produção está estimado em US$ 270 milhões, desbancando Enrolados (Disney) em aproximadamente US$ 10 milhões, mas a Pixar Animation Studios não divulgou o orçamento da produção.

Nos resta acompanhar o desempenho e torcer para Universidade Monstros. Go! Monsters University! Go!

Confira o calendário de lançamento de Universidade Monstros, aqui!

Fontes:
Box Office Mojo
Filme B