segunda-feira, 30 de abril de 2012

Valente | Escócia inspiradora


Já mencionamos aqui, em nosso post anterior, as viagens da equipe de produção de Valente/Brave para a Escócia. Podemos dizer que são viagens de imersão, onde toda a equipe tenta ao máximo aprender sobre a cultura, a história e tudo aquilo que possa servir de inspiração no desenvolvimento do filme.
Katherine Sarafian ©Disney•Pixar
Para Valente/Brave foram realizadas duas dessas viagens e a equipe de produção da Pixar participou de vários eventos culturais e visitou diversos marcos históricos. Além disso consultou experts nas mais diversas áreas com a finalidade de conhecer e desenvolver habilidades específicas, como por exemplo “arco e flecha”, "luta de espadas" e "montaria".

Sobre as viagens à Escócia, o diretor Mark Andrews comentou em entrevista: "Nós estamos inspirados por todas as histórias que existem aqui. E, existem histórias sobre cada paisagem, cada árvore e cada rocha."
Deborah Coleman - ©Disney•Pixar
Deborah Coleman - ©Disney•Pixar
Valente/Brave é uma fantasia medieval e sua trama “acontece” na Escócia do século X, aproximadamente. E, com o intuito de tornar a história ainda mais crível, a inclusão de alguns detalhes da vida real, é imprescindível. Vamos a eles! 

Diversos castelos escoceses foram utilizados como referência para a criação do castelo da família real Dunbroch (Rei Fergus, Rainha Elinor, Merida e os trigêmeos). Especialmente o Castelo de Dunnottar e o Castelo de Eilean Donan.
Castelo de Dunnottar (Imagem via Wikipedia)   
O Castelo de Dunnottar está localizado na costa nordeste da Escócia e durante a Idade Média desempenhou papel fundamental na história escocesa, por sua localização dominante, no topo de uma falésia, sobre o mar. Dunnottar já foi utilizado como locação na produção do filme Hamlet (1990), dirigido por Franco Zeffirelli, estrelado por Mel Gibson e Glenn Close.
Castelo de Eilean Donan  (Imagem via Wikipedia)   
Já o Castelo de Eilean Donan, construído em uma pequena ilha em Loch Duich, encontra-se situado a oeste das Terras Altas escocesas (Highlands). Serviu como posto de defesa contra vikings desde sua construção, no século XIII. Serviu de locação para mais de 10 filmes, e um dos mais conhecidos é Highlander – O Guerreiro Imortal (1986), com o ator Christopher Lambert.
Pedras de Callanish (Imagem via Wikipedia)
Outro ponto histórico/turístico utilizado como referência em Valente/Brave são as Pedras de Callanish. Localizadas na Ilha de Lewis, são uma das mais antigas maravilhas misteriosas da Escócia. Acredita-se que o monumento – em forma de cruz celta – tenha sido construído entre 3000 e 2000 anos AC.
©Disney•Pixar
Falando em mistérios, existe nos pântanos e brejos da Escócia um fenômeno natural de gases que podem ser observados à noite. Assemelham-se a uma chama ou lâmpada cintilante de cor azul, chamados de “will-o-wisp” (que em livre tradução podemos chamar de punhados de desejo). As crenças populares e o folclore escocês dizem que essas “lâmpadas” atraem os passantes indicando caminhos e desaparecem quando a pessoa aproxima-se. Cientificamente, o “gás do pântano” é explicado como bolhas de metano contaminado com fosfina que podem entrar em combustão espontânea. No filme, o mito foi aproveitado e os “will o’ the wisps” guiam Merida pela floresta, mudando seu rumo e destino.
Tartan (Imagem via Wikipedia)
Outro aspecto interessante da cultura e das tradições escocesas é o Tartan, palavra que significava originalmente, “tecido de lã leve”. Os tartans são tecidos com padronagens específicas, utilizadas como símbolos dos clãs escoceses, a partir do século XVIII. Em Valente/Brave, a equipe de arte desenvolveu uma padronagem exclusiva de tartan para cada um dos clãs presente na história, para a "confecção" das vestimentas e dos "kilts".

Com toda essa exposição da cultura e tradições da Escócia, espera-se um aumento significativo no número de turistas em visitas ao país. E diversas instalações e centros de informação destinados aos turistas já estão preparando-se e investindo em infraestrutura.



Valente/Brave, 13° longa-metragem da Pixar, estreia dia 20 de julho de 2012, aqui no Brasil.

domingo, 29 de abril de 2012

Valente | Artes Conceituais



Para o desenvolvimento de um longa-metragem de animação é preciso e necessário a criação da linguagem, do ambiente e dos personagens, muito antes de iniciar-se propriamente a etapa de animação. Claro que temos de lembrar que normalmente uma história começa do zero. Tudo que se vê na tela tem de ser criado e construído.




Após a definição do argumento do filme,  a definição dos perfis dos personagens e pelo menos uma versão inicial do roteiro, são desenvolvidas as artes conceituais que servem de guia para a construção desse "universo”.


Em uma produção como “Valente/Brave”, é comum que uma equipe realize pesquisas para “aprender” a construir esse ambiente de uma maneira crível. Uma equipe viajou até a Escócia e aprendeu sobre aspectos culturais, históricos e geográficos daquela região. Tiveram aulas de arco e flecha, observaram de perto as condições climáticas, a fauna e a flora local. Tudo para transpor para as telas o máximo possível da história com riqueza de detalhes. Nessas viagens, registram tudo o que podem com videos, fotografias e toneladas de desenhos. Tudo isso ajuda no desenvolvimento e no aprimoramento das artes conceituais do filme.
Arte conceitual por
Tia Kratter (Diretora de Arte de Sombreamento)
e Matt Nolte (Diretor de Arte de Personagens)
As artes conceituais também são extremamente necessárias para a construção dos aspectos físicos e estéticos das personagens. Aos poucos a equipe de desenvolvimento de personagens vai ajustando as características de cada um dos personagens, de acordo com a personalidade concebida pelos diretores e roteiristas.




Arte conceitual por
Matt Nolte (Diretor de Arte de Personagens)

É interessante percebermos que no decorrer da pré-produção do filme alguns personagens podem ter características alteradas, com o amadurecimento e a definição do roteiro. Esse é o caso da imagem com os Lordes e seus filhos, principalmente nas características dos jovens dos clãs Macintosh e McGuffin.


Compilamos aqui uma série de artes conceituais dos personagens e cenários de Valente.

No parque temático Hollywood Studios, na Florida (Estados Unidos) está em exibição uma exposição com artes conceituais e esculturas de Valente/Brave, que nos mostra como a preocupação com a riqueza de detalhes é uma constante nas produções Disney•Pixar.





As fotos da exposição, que publicamos aqui, são da amiga e designer gráfica Paula Mattos. Obrigado Paulinha!

_________________________________________
Todas as imagens são de propriedade©Disney• Pixar. 
Todos os direitos reservados.
All images©Disney• Pixar. All rights reserved.



sábado, 28 de abril de 2012

La Luna | 22° Curta da Pixar

© Disney/Pixar
© Disney/Pixar
Junto da exibição de Valente será projetado também o 22° curta-metragem da Pixar, La Luna. Com direção e roteiro do ilustrador Enrico Casarosa (mundialmente conhecido por criar a maratona de desenho SketchCrawl).

La Luna é uma fábula animada onde um menino, ao lado do avô e do pai, em um barco em alto mar, descobre que sua família possui um trabalho um tanto incomum e inusitado.

© Disney/Pixar
© Disney/Pixar
Na verdade La Luna participou de alguns festivais de animação e cinema ao redor do mundo e até aqui no Brasil já foi exibido. No 19º AnimaMundi, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, em junho/julho 2011, o curta integrou a mostra especial "Pixar 25 anos" e essa foi também a pré-estreia Latinoamericana do filme. A produção foi ainda indicada ao Oscar 2012, na categoria Melhor Curta de Animação.

Mas as novidades sobre La Luna não param por aqui. O curta-metragem foi transformado em livro infantil e será lançado no dia 15 de maio de 2012 pela Disney Press (editora oficial da Disney nos Estados Unidos). O livro terá 40 páginas com belas ilustrações aquareladas feitas pelo autor e acabamento em capa dura. A publicação já está em pré-venda na Amazon americana.



Outra novidade é o lançamento de uma pelúcia do protagonista da história na Disney Stores. A surpresa foi divulgada por Enrico Casarosa em seu twitter, postando a foto de um detalhe do personagem.
Agora nos resta aguardar a estreia de Valente e com o filme, a exibição do belíssimo La Luna.

© Enrico Casarosa / @sketchcrawl
La Luna
Duração: 06m:53s
Direção e Roteiro: Enrico Casarosa
Produção: Kevin Reher
Produção Executiva: John Lasseter e Kevin Reher


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Valente | Calendário de Lançamento


Confira as datas de lançamento de Valente/Brave pelo mundo. Temos sorte de não esperar para ver o filme apenas em setembro ou outubro! =)


Austrália
21  junho, 2012
Alemanha
2  agosto, 2012
Nova Zelândia
21  junho, 2012
Hong Kong
2  agosto, 2012
Rússia
21  junho, 2012
Hungria
2  agosto, 2012
Singapura
21  junho, 2012
Lituania
10  agosto, 2012
Canadá
22  junho, 2012
Portugal
16  agosto, 2012
Estados Unidos
22  junho, 2012
Inglaterra
17  agosto, 2012
Vietnam
6  julho, 2012
Irlanda
17  agosto, 2012
Argentina
12  julho, 2012
Romênia
17  agosto, 2012
Chile
12  julho, 2012
Noruega
24  agosto, 2012
Paraguai
13  julho, 2012
Espanha
24  agosto, 2012
Brasil
20  julho, 2012
Dinamarca
30  agosto, 2012
Colômbia
20  julho, 2012
Suécia
31  agosto, 2012
Japão
21  julho, 2012
Itália
5  setembro, 2012
Holanda
25  julho, 2012
Turquia
7  setembro, 2012
Bélgica
1  agosto, 2012
Grécia
22  setembro, 2012
França
1  agosto, 2012
Polônia
12  outubro, 2012


Agradeço ao German Pixar Blog e ao Pixar Portal, que divulgaram as datas em alemão e inglês.

The Road To Pixar | O Caminho para a Pixar


Há algumas semanas (quando ainda nem sabia que iria montar o Pixar Brasil Blog) descobri, navegando na internet, um blog de um projeto colaborativo entre amigos, o “The Road to Pixar”, algo como “O Caminho para a Pixar”.

O primeiro impacto, o layout do site, com belas ilustrações era o suficiente para fisgar qualquer pixariano. Mas, você deve estar se perguntando de que se trata? Vamos lá...

O “The Road to Pixar” é um projeto de um grupo de amigos que auto intitula-se “uma equipe maltrapilha de artistas e estudantes de cinema e animação, determinada a realizar um sonho: conhecer a Pixar Animation Studios”, em Emeryville – Califórnia.

Para isso realizaram muitas pesquisas e gastaram muitas horas de trabalho para construir uma réplica da famosa caminhonete amarela do Pizza Planet. Após a construção do veículo, organizaram uma viagem passando por algumas cidades californianas, munidos de mapas, algumas câmeras e dinheiro suficiente para o combustível. Buscam, além do grande objetivo, aproveitar a viagem, curtir as aventuras que aparecerem no percurso e fazer novos amigos.

Na manhã de ontem, 26 de abril, alcançaram seu objetivo. Foram recebidos na Pixar pelo diretor Lee Unkrich e pela produtora Darla K. Anderson.


Fico feliz por ver que projetos e sonhos podem ser realizados. Mais feliz, por ver um grupo de pessoas unidas para atingir um ideal, coisa difícil no mundo atual onde impera a cultura individualista. Parabéns para a Equipe @pixarplanetruck.

Para conhecer detalhes do projeto, ver vídeos e fotografias fantásticas de todo o processo, é só visitar o site  http://theroadtopixar.wordpress.com.


Imagens>>>
Cabeçalho TRTP + Mapa + Ilustração caminhonete Pizza Planet > Site The Road To Pixar
Fotos equipe TRTP + Lee Unkrich + Darla K. Anderson > Twitter Lee Unkrich

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Valente | Trailers e Videos de Apresentação

Inspirados pelo post visto no site The Rotoscopers, resolvemos fazer uma compilação dos trailers e "videos de apresentação" de Valente/Brave disponíveis na web. Alguns deles estão dublados em português e outros só possuem, até o momento, versões em inglês. Divirta-se!

Trailer Teaser Valente (em Português)

Trailer 1 Valente (em Português)

Trailer 2 Valente (em Português)


Trailer 3 Brave (em Inglês)


Trailer Japonês Brave (com legendas em Inglês)


Brave Stories: Merida (em Inglês)


Brave Stories: Family Portraits/Retratos da Família - The Triplets/Os Trigêmeos (em Inglês)


Brave Stories: Eyes on the Pies/De Olho nas Tortas (em Inglês)



(Via The Rotoscopers)

Valente | Apresentando os personagens


Todos sabem do valor que a Pixar dá aos seus personagens. A construção não apenas imagética, mas também histórica dos personagens, sempre foi um dos pontos fortes do estúdio, junto da tecnologia, da criação da história e estruturação do roteiro.

Em Valente/Brave também não é diferente. Apresentamos – em linhas gerais – os personagens principais deste que é o 13º longa-metragem de animação da Pixar Animation Studios.


Passional e impetuosa, Merida é uma adolescente teimosa criada com educação real que luta para assumir as rédeas de seu próprio destino.

Sente-se em casa quando está ao ar livre apromorando suas habilidades com seu arco e espada ou ainda correndo pelos magníficos campos das "Terras Altas" com seu fiel cavalo, angus.

Possui espírito tão vibrante quanto indomável, mas Merida também tem um coração bom, especialmente no que se refere aos seus pequenos irmãos trigêmeos.
Protetor do seu reino e de sua família, o Rei Fergus é um guerreiro heróico com uma majestosa capa de urso, sua grande espada e uma perna de pau - resultado de sua batalha com o urso demônio Mor'du.
Uma visão de sabedoria, graça e força de caráter, a Rainha Elinor é ferozmente dedicada ao bem-estar de sua família e de seu reino. Como contraponto ao marido mais impulsivo, ao Rei Fergus, Elinor é diplomática e carrega o peso do seu reino sobre os ombros.
Os trigêmeos idênticos Harris, Hubert e Hamish são adoráveis, ruivos, e sempre prontos para agitar o ambiente, especialmente se doces estiverem em jogo!
Mal-humorado e irrascível, o desconexo Lorde Dingwall não deixa se deixa desafiar e gosta mesmo é de resolver os problemas com  uns bons socos.
Desajeitado, ingênuo e, muitas vezes perdido em sua própria cabeça, o Pequeno Dingwall é o  estranho filho do Lorde Dingwall.
Líder indignado, magro e fora de forma, de seu clã, Lorde Macintosh é sempre um coração pulsante longe de histerias.
O Jovem Macintosh sabe que têm físico atlético, charme inegável e longos e esvoaçantes cabelos que deixam moças desmaiadas por onde quer que ele passe.
O robusto Lorde MacGuffin é um homem de poucas palavras, embora sua profunda voz ressoe por todas as terras exigindo respeito.
Falando um incomum dialeto escocês que é incompreensível para a maioria das pessoas, o Jovem MacGuffin é um tímido rapaz de grandes proporções.
Negro como a noite, com focinho de marfim, Angus é o poderoso cavalo de Mérida – de raça Clydesdale – além de ser seu maior confidente.


>>> Valente / Brave estreia no Brasil no dia 20 de julho de 2012. <<<

Valente | Etapas de Desenvolvimento

Novas imagens, informações e uma tonelada de detalhes continuam sendo divulgadas com a proximidade do lançamento de Valente, na terra do Tio Sam.

Hoje, por exemplo, foram publicadas na página oficial da Disney•Pixar no Facebook, três imagens que mostram as etapas de pesquisa iconográfica, desenvolvimento de arte conceitual e o frame final da imagem como será apresentado no filme.




A primeira imagem, uma foto tirada durante a viagem de pesquisa na Escócia, mostra um castelo utilizado como referência principal na criação do castelo de DunBorch, presente na animação. As imagens nos mostram quanto trabalho é realizado pela equipe de arte até que o filme possa chegar às telas.

Todo esse processo (ou melhor, uma parte dele) estará presente no livro "A Arte de Valente/The Art of Brave", editado pela Chronicle Books (em inglês) e com lançamento marcado para o próximo dia 30 de maio, nos Estados Unidos.